sábado, 27 de agosto de 2011

Endometriose

Endometriose;

Durante a ovulação, o endométrio cresce para se preparar para uma possível gravidez. Se a mulher não engravida, este tecido se desmancha, e ocorre a menstruação.

Como acontece a Endometriose;
     Em algumas mulheres, parte do sangue atravessa as trompas e se acumula no organismo, formando nódulos. Os lugares mais comuns para o crescimento anormal do endométrio, são os ovários, atrás do útero, intestinos e bexiga. Dizem que a Endométrios é o mal da mulher moderna por que hoje em dia as mulheres demoram mais pra ter filhos.

Teoria da endometriose;
     No entanto, há algumas teorias. Uma teoria afirma que acontece um retorno do tecido menstrual no abdômen e áreas pélvica. Outra teoria especula que a endométrios pode ser causada por fatores genéticos.

Sintomas;
     O sintoma mais comum dos endométrios é a cólica. Uma dor nas regiões pélvica, na parte inferior das costas e abdômen. A intensidade da dor não é proporcional à gravidade da doença. Outro sintoma seria a dor durante ou após as relações sexuais.

Diagnostio e tratamento;
 
     O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como ressonância magnética e ultra-sonografia. No entanto, um diagnóstico de certeza só pode ser feito através da Videolaparoscopia.
     Infelizmente, ainda não há cura para os endométrios. Mas existem diferentes tratamentos disponíveis para controlar a dor e para resolver o problema da infertilidade. Para a dor os tratamentos possíveis seriam a medicações, a terapias hormonais e cirurgia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário