terça-feira, 30 de agosto de 2011

Inversão Uterina

A inversão uterina é uma patologia rara mas grave do parto. Descrevem-se dois casos de inversão uterina de 2º e 4º grau, tendo o primeiro um diagnóstico tardio e havendo no segundo caso uma recidiva após a reposição manual, acabando ambos por ter resolução cirúrgica. Os autores abordam em seguida os factores etiológicos, o diagnóstico e a terapêutica.


Diagnóstico 
Diagnóstico de inversão uterina é geralmente baseado nos sinais e sintomas clínicos. Quando há inversão completa, o diagnóstico é mais facilmente feita pela palpação do fundo invertido no orifício cervical ou intróito vaginal, como no caso descrito acima. Na inversão incompleta, palpação da parede uterina no segmento inferior do útero e colo do útero pode ser necessária para o diagnóstico. Sangramento abundante, ausência de útero fundo, ou um defeito óbvio do fundo no exame abdominal, bem como prova de choque com hipotensão grave, continuará a fornecer o clínico com pistas de diagnóstico.


Tratamento
Tratamento de inversão uterina consiste em manipulação manual do útero e agentes farmacológicos para ajudar no relaxamento uterino para correção. Agentes ainda são dadas para causar contração uterina para impedir reinversão e para diminuir a perda de sangue. Se estes métodos falham, a intervenção cirúrgica pode ser necessária.





Um comentário:

  1. Tive inversão uterina no meu parto mais graças a Deus e ao s doutores deu tudo certo. Ocorreu logo após o parto quando da retirada da placenta.

    ResponderExcluir